Fale Conosco
  • phone
    (83) 3361-1291 \ (83) 9 8640-0140
  • location_on

    R. Joviniano Sobreira, 126, Esperança - PB, 58135-000

Deixe sua Mensagem

    Os principais erros que podem te fazer cair na malha fina

    Saiba como fazer certo e fugir de surpresas desagradáveis

    jb - Os principais erros que podem te fazer cair na malha fina

    O Imposto de Renda pode trazer muita dor de cabeça para o contribuinte. Isso acontece porque ainda existem muitas dúvidas e saber o que e como declarar é essencial para se manter longe do leão. 

    Por isso, separamos algumas dicas para você não passar por aperto com o IR 2021.

    1 – Atenção com os números

    Errar os números na hora de declarar é um dos principais equívocos na hora de declarar o Imposto de Renda. Antes de começar, tenha os documentos à mão e não deixe para declarar na última hora. Todo cuidado é bem-vindo nesse momento.

    2 – Fuja da omissão

    Omitir informações pode ser uma prática fadada ao fracasso na declaração de imposto de renda. Separamos alguns itens para relembrar o que deve ser declarado:

    • Pensão alimentícia: tanto quem paga quanto quem recebe a pensão deve declarar. Para quem recebe, o valor deve constar como renda tributável. Quem paga pode deduzir até 100% do valor. 
    • Renda de dependentes: se as despesas dos dependentes são declaradas, as receitas também. Isso vale para bolsas, pensões, salários e etc. 
    • Salários antigos: se você mudou de emprego durante o ano, não deixe de declarar os salários adequadamente.
    • Aluguel: o aluguel de casas também é uma receita tributável. Por isso, não esqueça de declarar se recebeu o pagamento de aluguel.

    3 – Inclusão indevida

    Se por um lado omitir informações pode te causar problemas, incluir informações falsas pode te levar para o mesmo lugar. Por isso, fique atento com:

    • a inclusão de despesas não tributáveis: algumas despesas com educação e saúde não são dedutíveis. 
    • a inclusão de uma pessoa em mais de uma declaração: o CPF de uma pessoa não pode aparecer em mais de uma declaração. Certifique-se de que todos os seus dependentes estão constando apenas em uma declaração. 

    4 – Investimentos

    Alguns investimentos precisam ser declarados. Se é o seu caso, basta procurar os dados da sua conta no site da sua corretora ou banco. 

    5 – Doações

    Algumas instituições estão cadastradas pelo Governo Federal no programa de  incentivo tributário. Se você fez alguma doação para estas instituições, pode declarar o valor no Imposto de Renda. 

    6 – Não ter uma equipe especializada

    Cair na malha fina pode ser uma realidade se você não tem uma boa equipe de contabilidade do seu lado. Por isso, vale a pena buscar profissionais especializados para cuidar do seu dinheiro. 

    Se você precisa de uma ajuda para não errar no Imposto de Renda 2021, entre em contato com a equipe JB Contabilidade e fuja de surpresas desagradáveis com a Receita Federal. 

     

    Enviado por: Redação JB

    0 0 vote
    Article Rating

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Fique por dentro das mudanças para o eSocial 2021 e…