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    Folha de pagamento: saiba como calcular o documento!

    Saiba o que é uma folha de pagamento, como calcular e conheça os itens fixos e variáveis

    Man 5982512 1920 - JB Contabilidade - Folha de pagamento: saiba como calcular o documento!

    A folha de pagamento, conhecida como holerite ou contracheque, é o documento que comprova e oficializa o salário dos funcionários de uma empresa, sendo obrigatório por lei.

    Nele, estão as informações necessárias para compreender a quantia mensal que o colaborador recebe. 

    Dessa forma, o funcionário pode justificar direitos como aposentadoria e consórcio, e a empresa passa a ter conhecimento e registro do pagamento dos funcionários, que consta como custo fixo.

    Confira agora alguns pontos fixos e variáveis presentes na folha de pagamento!

    1) Registro de ponto

    O registro de ponto demonstra com precisão os horários de entrada, saída, atrasos, tempo de almoço e volta às atividades do funcionário. Essas informações são fundamentais para o responsável do RH realizar o cálculo. 

    2) Salário líquido e bruto:

    Neste item, ocorre a inscrição do salário bruto, que é a remuneração do trabalhador sem contar os descontos de INSS ou IR. O salário líquido é o valor recebido pelo funcionário, depois de removidos as contribuições obrigatórias.

    3) Contribuições do INSS, FGTS e IR:

    O percentual das contribuições do INSS equivalem ao valor do salário bruto, variando de acordo com o salário, e são retiradas para a quantia de aposentadoria, auxílio-acidente e outros benefícios. 

    Para o  FGTS, é retirado 8% do salário bruto do empregado e depositado pela empresa em uma conta específica do trabalhador. Já o Imposto de Renda é o resultado do salário bruto menos o desconto da contribuição na previdência.

    4) Cálculo de horas extras:

    As horas extras são as horas trabalhadas a mais, além do tempo padrão da jornada de trabalho diária. O adicional depende do dia trabalhado: se for dia de semana, o acréscimo é menor do que em feriados ou fins de semana, dependendo do segmento.

    5) Descanso Semanal Remunerado sobre H.E:

    A porcentagem desse item depende dos dias que devem ser remunerados em cada mês. Esse acréscimo varia de acordo com os dias trabalhados, horas extras e etc. 

    6) Vale transporte e alimentação:

    Aqui são relatados os vales entregues aos funcionários e o valor do reembolso tirado do salário bruto. O vale transporte é obrigatório de ser oferecido, enquanto o vale alimentação é opcional.

    7) Faltas e atrasos:

    Para faltas e atrasos sem justificativa, o empregador poderá remover uma porcentagem dos salários bruto de acordo com o número de faltas.

    Além desses itens, existem outros que variam de acordo com o segmento e a área do funcionário, como salário-família, adicional de periculosidade e outros.

    Mas, a partir da análise desses tópicos, tanto o funcionário quanto o empregador poderão analisar as folhas de pagamento e verificar a assertividade das informações.

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